Programa Escolhas volta a unir-se ao Global Dignity Day

20-10-2017

O Programa Escolhas, promovido pelo ACM, associou-se às comemorações do Global Dignity Day, no passado dia 18 de outubro, com um rol de atividades que envolveu mais de 3 mil crianças e jovens de um total de 78 projetos, localizados em vários pontos do país.

Na Escola Secundária do Lumiar, a sessão contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do representante da Global Shapers Lisboa, Stephan Morais, da diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó, da Coordenadora do Programa Mentores para Migrantes do ACM, Bárbara Duque, e da técnica da Zona Lisboa, Sul e Internacional, Mónica Alexandre.

Através de um programa de rádio, produzido no âmbito do projeto Passaporte “Pa” Música – E6G, a comunidade escolar foi alertada para o assinalar da efeméride, por intermédio de testemunhos de alunos e da divulgação dos cinco princípios da dignidade.

Ao som do toque de recolha, a sessão prolongou-se com uma turma de 8.º ano à qual se juntou Mafalda Ribeiro, que partilhou o seu testemunho e história de vida. Um percurso “sobre rodas, com auxílio da sua melhor amiga”, como faz questão de frisar a jornalista de 32 anos, que sofre de osteogénese imperfeita, a chamada doença dos ossos de vidro.

Já no Fundão, a sessão dinamizada pelo projeto Matriz – E6G contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, do representante da Global Shapers Lisboa, Afonso Reis, e da coordenadora da Zona Norte, Centro e Ilhas, Glória Carvalhais.

Aqui foram dinamizadas, em paralelo, duas sessões: a primeira destinada a 45 alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo, da EB1 Santa Teresinha, do Agrupamento de Escolas do Fundão; outra para três turmas de 3.º ciclo, secundário e ensino profissional.

Promovida em Portugal pela comunidade dos Global Shapers de Lisboa, no âmbito do Fórum Económico Mundial, a iniciativa decorre atualmente em mais de 60 países e tem mobilizado cada vez mais jovens em torno deste tema.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário