... É o que tem acontecido nos últimos anos a inúmeros jovens de projetos do Escolhas e ontem, numa paragem em Serralves dos participantes do Comboio Escolhas para a Cidadania, foi uma oportunidade para revisitar esta outra maneira de olhar para a inclusão. E já tinha sido assim também na véspera, na Casa da Música.
Há uns meses atrás a expressão “participação cívica” não dizia nada à Beatriz Rocha, do Bairro Padre Cruz, em Lisboa. Mas desde há uns tempos que, através do projeto Bola p’rá frente E5G, que frequenta, esse assunto começou a interessa-la e muito!
O Leonardo Fernandes, um dos cerca de 100 jovens que nestes dias percorre o país no Comboio Escolhas para a Cidadania foi selecionado para este evento, como todos os passageiros, por se ter distinguido na sua sua comunidade ao longo do ano.
A Chefe da Divisão da Área de Cidadania e Inovação Social da CML, pediu a todos, ainda em Santa Apolónia, para "aproveitarem esta viagem para partilhar experiências, aprender uns com os outros, cultivar a entreajuda e a amizade".
Esta forma de participação cívica já é uma tradição no Escolhas e hoje foi a vez de 3 projetos desta 5ª geração do programa receberem uma dose extra de boa vontade e de ajuda, levada pelos participantes do Comboio Escolhas para a Cidadania, que passaram a manhã a espalhar marcas positivas da sua passagem pelo Porto...
Dos mais de cem jovens que afluíram a Santa Apolónia para embarcar no evento que hoje começou, 12 foram convidados a deslocar-se, em representação de todos, aos Paços do Concelho, onde puderam ser guiados numa visita por este edifício histórico de Lisboa.
Antes da partida, ainda na estação de Santa Apolónia, Rui Loureiro, apelou a todos para que se esforcem para serem bons cidadãos e se envolvam em projetos de entreajuda nas suas comunidades, que possam contribuir para tornar Portugal um país melhor.