“Descendentes de Imigrantes: Um Lugar na Sociedade Portuguesa”

02-10-2007

O livro "Descendentes de Imigrantes: Um Lugar na Sociedade Portuguesa" foi lançado no último dia 24 de Setembro, na Biblioteca da Assembleia da República, em Lisboa.

Esta publicação é fruto de uma iniciativa do ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) e do Programa Escolhas que, no dia 24 de Maio de 2006, reuniu, também na Assembleia da Republica, doze jovens, líderes comunitários, para debater a participação dos jovens descendentes no trabalho, na educação e na cultura, registando agora os seus testemunhos em livro.

A cerimónia de lançamento foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e contou com a presença do Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, e do Alto-comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rui Marques. Pedro Silva Pereira salientou que: "este livro representa a enunciação de uma vontade, a de que os descendentes tenham um lugar na sociedade portuguesa. E esta vontade tem de ser correspondida, pelo governo e pela sociedade". Lembrou que a nova Lei da Nacionalidade, aprovada em Fevereiro de 2006, "abre as portas para um lugar de pertença à comunidade, pois surgem novas condições de acesso e direitos são conquistados."

Sendo Portugal um país de emigrantes, não pode negar aos imigrantes que aqui estão os direitos por que lutaram os portugueses espalhados pelo mundo, destacou o Presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama. "Devemos ter uma política digna para os imigrantes. O confronto com as diferentes experiências e culturas é o maior desafio dos nossos dias".

Nuno Santos, um dos autores do livro, lembrou ainda aos presentes que "é possível contrariar o destino que nos tem sido reservado, pela exclusão e pelo desemprego. Chegamos até aqui com o nosso mérito, mas há muitos outros que não conseguiram ainda."

"Este livro é para mim um tesouro", revelou Isabel Cunha, também co-autora. "Apesar dos contextos diferentes em que vivemos, há um nó que nos une. Somos jovens que não cruzam os braços perante as adversidades".

Anabela Rodrigues concluiu assinalando que "estas são apenas algumas histórias, há muitas outras, semelhantes, de pessoas que lidam com os mesmos problemas e desafios."

Para adquirir esta publicação, pode contactar o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural - ACIDI:

Rua Álvaro Coutinho, 14 - 1150-025 LISBOA
Telefone: 21 810 61 00
Fax: 21 810 61 17
E-mail: acidi@acidi.gov.pt

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário