A Sylvanie Chawe veio dos Camarões para Portugal e conheceu o Escolhas em Queluz

31-07-2012

Neste testemunho conta como o projeto Meg@ctivo foi fundamental para conseguir ter sucesso escolar.

Quando cheguei a Portugal, em 2007, tinha 13 anos de idade, não sabia falar nem uma palavra de português e, de início, tive mesmo muitas dificuldades em aprender!

Nessa altura, a minha mãe inscreveu-me no Projecto Meg@ctivo, onde me ajudavam a fazer os trabalhos da escola e também a falar português. As dificuldades foram muitas, mas com o apoio que tive, consegui alcançar essa vitória.

No início do curso, não foi tão fácil conviver com os outros, porque eu não me sentia à vontade e acabava por distanciar-me. Afastava--me das pessoas...não faziam isso por mal, era mesmo a minha maneira de ser.

Acabei por aprender muito e conseguir um bom desempenho escolar, com boas notas na escola e com diplomas em Tecnologias de Informação e em Comunicação. Os meus bons resultados deram-me mais confiança e mais facilidade em comunicar com os outros, contrariando a minha natureza muito fechada.

No “Meg@ctivo”, aprendi a valorizar o grupo, a crescer como pessoa, a partilhar ideias e a organizar actividades para a comunidade.

 

Origem

Camaronesa

 

Onde Vive

Pendão/Queluz

 

Com quem vive

Mãe e Irmã

 

Sonho

O sonho que eu gostaria mesmo de realizar um dia, era poder estar de novo com a minha irmã mais velha, porque quando nós éramos pequenas passávamos o tempo todo a discutir por tudo e por nada, mas hoje, que estou longe dela, sinto tantas saudades dela!

 

Projecto

Meg@ctivo

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário