Lançamento da Campanha – "Boas Notas"

02-09-2013

O Programa Escolhas, em colaboração com a Torke + CC, vai promover entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2013, uma campanha de sensibilização, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC).

A iniciativa é particularmente direcionada para as crianças e jovens dos 8 aos 15 anos pertencentes a comunidades ciganas, que frequentem entre o 3º e o 5º ano de escolaridade, ou outras respostas educativas alternativas ao sistema regular de ensino.

Pretende-se sensibilizar as crianças e jovens (ciganos e não-ciganos) e seus familiares para a importância da escola, enquanto instituição de socialização e de promoção de aprendizagens relevantes para sua inserção social e profissional.

Esta campanha tem, também, subjacente o envolvimento da comunidade educativa, no sentido de desenvolver estratégias adaptadas e culturalmente inclusivas que favoreçam a motivação destas crianças e jovens para uma frequência escolar com sucesso.

Sendo a música uma área de interesse da população jovem e um veículo privilegiado de transmissão de mensagens, é em torno da música que será promovido o debate sobre a importância da escolarização. Assim, propõe-se a criação de um álbum construído pelas crianças e jovens de 8 projetos financiados pelo Programa Escolhas, tendo como elementos facilitadores deste processo as equipas técnicas e os professores.

Cada projeto construirá a letra de uma música original a incluir no álbum, sendo auxiliado por um embaixador e um músico da comunidade cigana que apoiarão esta iniciativa com a sua presença num workshop inicial de apresentação do projeto e num workshop final de conclusão das músicas com a recolha de registos áudio.

O álbum será apresentado publicamente num evento organizado pelo Programa Escolhas, sendo ainda divulgado on-line e em formato CD.
 
Face à natureza da campanha, privilegia-se que o processo de construção das letras seja realizado em contexto escolar, em turma ou num grupo informal culturalmente heterogéneo, constituído num mínimo de 10 participantes. Deve por isso ter subjacente uma estratégia pedagógica que permita desenvolver competências escolares ao nível da leitura e da escrita, entre outras que se considerem pertinentes e/ou necessárias.
 
Os projetos interessados em desenvolver esta iniciativa deverão candidatar-se, através do formulário em anexo, o qual nos deverá ser enviado até ao dia 11 de setembro de 2013, para o seguinte email:  boasnotas@programaescolhas.pt.

Igualmente, em anexo, o cronograma da campanha, que permitirá organizar o trabalho a desenvolver de acordo com os prazos estabelecidos.

Para eventuais dúvidas podem sempre contactar-nos através do email anterior ou, por telefone, para os seguintes números:

Teresa Batista – 21 810 30 60
La Salete Lemos – 22 207 64 50

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário