Inclusão Social no desporto em debate

28-09-2017

O ACM e o Programa Escolhas (PE) estiveram representados, nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, na conferência “Inclusão Social no Desporto e Através do Desporto”, promovida pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), na Escola Secundária do Marquês de Pombal, em Lisboa.

A sessão contou com a presença do Vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, da Presidente do Conselho para os Refugiados, Maria Teresa Mendes, e do Presidente do Sindicato de Jogadores, Joaquim Evangelista.

O Alto-Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do PE, Pedro Calado, teve oportunidade de dar a conhecer a visão da instituição sobre a importância do desporto na inclusão de jovens migrantes, realçando a multiculturalidade dos atletas que têm elevado o nome de Portugal em competições internacionais.

Pedro Calado enalteceu ainda a parceria que tem sido desenvolvida com este sindicato, recordando projetos comuns dinamizados através do "Programa Rede Escolhas para o Talento", e que uniu, por exemplo, o ex-futebolista e treinador português Luís Boa Morte e o jovem Fábio Cancela, mentorado neste projeto.

Durante esta sessão, em que “o futebol fora das quatro linhas” esteve em destaque, Luísa Malhó Ferreira, diretora do Programa Escolhas, dirigiu-se aos jovens presentes – alunos dos cursos de Técnico de Desporto e de Gestão Desportiva – incentivando-os a “acreditar nas suas competências, mesmo quando o sistema nacional de ensino não as reconhece”, desafiando-os a superar os desafios e barreiras que a sociedade lhes impõe.

Presente esteve ainda a Associação Nacional de Futebol de Rua, entidade promotora do projeto Bola Pra Frente E6G, localizado no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, financiado pelo Programa Escolhas.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário