Gala Escolhas 2017 - jovens talentos distinguidos

20-12-2017
A Fundação Calouste Gulbenkian acolheu esta quarta-feira, dia 20 de dezembro, a Gala Escolhas 2017, que celebrou em simultâneo os 17 anos de atividade do Programa Escolhas (PE), do ACM, e o talento dos jovens dos projetos, numa cerimónia apresentada por Carolina Torres.

A ocasião contou com as presenças da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do PE, Pedro Calado, e da Diretora deste Programa, Luísa Ferreira Malhó.

A Ministra da Presidência não deixou de dar os parabéns a toda a equipa e aos jovens que fazem parte do “Escolhas”, “um Programa que tem um bom nome (…) um nome que é um objetivo, o de poder escolher”, realçou. “Hoje é um dia de festa, um dia de dar prémios a quem foi criativo, porque para se poder escolher temos que trabalhar muito. Ser beneficiário deste programa é um privilégio. Façam por merecer!”, disse ainda Maria Manuel Marques, dirigindo-se aos jovens.

“Escolher é a melhor coisa que se pode ter na vida e temos de dar a todos essa oportunidade”
A “energia escolhas” fez-se sentir.“(…) senti por dentro esta energia! Escolher é a melhor coisa que se pode ter na vida e temos de dar a todos essa oportunidade, (…) ir à escola, continuar os estudos e escolher uma profissão. Aos que não tem meios próprios que lhes permitam chegar às oportunidades, temos a obrigação na sociedade de dar esse direito. Depois têm que fazer por isso, mas primeiro têm que ter a oportunidade. Isto toca-me profundamente”, frisou a Ministra.

“Tudo isto é especial”
O grupo de dança New Dance Project, constituído por jovens do projeto Caminhos Cruzados – E6G, de Gondomar, abriu em grande estilo a cerimónia, impressionando os presentes com a sua notável coordenação de movimentos.
“Tudo isto é especial”, elogiou a Secretária de Estado, Rosa Monteiro, frisando o “espírito positivo e construtivo” que existe entre todos estes jovens. A atuação do grupo de dança do “Caminhos Cruzados” E6G conquistou: “Percebe-se a grande capacidade destes jovens nesta coreografia cheia de energia, que resulta do trabalho que fazem em conjunto. Toda a energia da gala é fantástica e o Programa Escolhas está de parabéns!”.

Os jovens vencedores
A Secretária de Estado e o Alto-Comissário Para as Migrações entregaram as distinções. Afonso Oliveira, do Projeto Renascer-E6G,  Ponta Delgada, e André Costa Lima, do projeto Eurobairro – E6G,  de Vila Nova de Famalicão, foram, respetivamente, os vencedores nas categorias de Mérito Escolar 2º e 3º Ciclos. Patrícia Oliveira, do projeto Escolhe Vilar – E6G, Vila Nova de Gaia, venceu na categoria de Mérito Escolar Secundário, e Bernardo Branco, do projeto Raiz – E6G, Porto, foi o Jovem Desportista do Ano.
Vasil Dimitrov Kapov, do projeto ST – E6G, Odemira, foi reconhecido na categoria de Empreendedor(a) do Ano e a Resiquímica – Resinas Químicas, S.A., integrante do consórcio dos projetos Desafios – E6G, KS Escolhas – E6G e @gir Mais – E6G, levou a distinção de Empresa com Responsabilidade Social do Ano.
O Voluntário(a) distinguido foi Milton Lopes, do projeto Esperança – E6G, de Loures, e os UAIS, do Projeto Mais Sucesso – E6G, de Olhão, ganharam o Grupo/Artista do Ano. A celebrar este reconhecimento, o grupo mostrou em palco o que vale, com uma atuação cheia ritmo.

Talentos “Escolhas” em palco
Quem melhor para atuar na Gala Escolhas, senão os jovens artistas dos projetos. A mostrar talento e muito trabalho, Igor Marques (aka Furakuza), do projeto Retrocas – E6G, Benfica, Lisboa, o grupo de dança Blood Staarz, do projeto Entrecul – E6G, Carnaxide, Oeiras, e o grupo musical SAC Family, do projeto Eu Amo SAC – E6G, Santo António dos Cavaleiros, Loures, mostraram nas suas atuações que, com talento e muito trabalho, se consegue chegar mais além. Ivo Lucas, o artista convidado, encerrou a gala com músicas do seu novo álbum.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário