Academia de Líderes Ubuntu decorre esta semana no Fundão

11-10-2018
Decorre esta semana, no Centro de Atividades Escolhas, no Fundão, mais uma formação de facilitadores da Academia de Líderes Ubuntu, promovida pelo Programa Escolhas, em parceria com o Instituto Padre António Vieira. Até sábado, 13 de outubro, um grupo de 16 coordenadores de projetos Escolhas está reunido para esta formação residencial.

Baseada na filosofia de liderança de Mandela, através da reconciliação, da escuta ativa e do crescimento conjunto ao nível pessoal, profissional e comunitário, esta formação pretende dotar as/os participantes de ferramentas que as/os capacitem para replicar a metodologia Ubuntu junto das suas comunidades.

A formação arrancou esta terça-feira, dia 9, tendo já sido trabalhadas várias metodologias e desenvolvidos exercícios de reflexão sobre figuras emblemáticas, históricas e atuais, como Nelson Mandela e que chegará até Martin Luther King e Malala, através de momentos inspiradores e de troca de experiências sobre o passado e o presente e como reconhecer líderes nas comunidades. 

No decorrer desta quinta-feira, as/os participantes dedicam o dia à aprendizagem com vista à “construção de pontes com o outro”, através de competências de comunicação como saber ouvir e conseguir transmitir uma mensagem de forma clara, próxima e direta com os destinatários.

Esta edição da Academia de Líderes Ubuntu culmina, dia 13, com a partilha de mensagens pelo futuro, úteis para as/os participantes poderem regressar com a motivação necessária para transmitir os conhecimentos adquiridos e multiplicar a mensagem de empatia que receberam. 

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário