O Blog do PE dedicado àsTIC na Educação

Scribus

25-06-2012 por RD

Num sentido diferente de outros artigos, hoje, deixo-vos a sugestão de um software open source, completamente gratuito.

O programa chama-se Scribus e permite realizar todo o tipo de publicações, desde folhetos a jornais e revistas. Quem já trabalhou com o MS Publisher vai encontrar algumas semelhanças. Ainda que maioritariamente em inglês, o programa está bastante bem documentado - com alguma coisa também em português.

Um programa quase profissional, quase...e gratuito!

SEGUIR O LINK

Tags: publicações

Voki

21-06-2012 por RD

Hoje, deixo-vos uma ferramenta bem curiosa, com aplicações que extravasam o campo da educação.

Chama-se Voki e de uma forma geral, possibilita a criação de salas de aula virtuais baseadas em avatars dos alunos. Disponível em 25 línguas, incluindo o português, o Voki proporciona uma série de formas diferentes de ensinar e aprender.

Experimentem a construir o vosso avatar! Vejam o meu, em baixo.

SEGUIR O LINK

Tags: avatar, e-learning

Glogster

20-06-2012 por RD

O Glogster é uma ferramenta inovadora que permite criar posters e cartazes virtuais.

Aproveitando todo o manancial de possibilidades proporcionado pela Internet, com o Glogster é possível criar posters cheios de elementos media e por isso bastante interativos. Para além do texto e imagem, é igualmente possível utilizarmos a música e o vídeo para criarmos o nosso poster.

Divertido e interessante para aplicar em contextos educacionais.

SEGUIR O LINK

Tags: poster,histórias, recursos

Edmodo

04-06-2012 por RD

O Edmodo é uma plataforma construída um pouco à imagem do Facebook mas totalmente orientada para fins educativos. Quem se inscreve, pode fazê-lo como professor ou como estudante.

A ideia do Edmodo é fornecer um local seguro para professores e alunos comunicarem, colaborarem, partilharem conteúdos e utilizarem aplicativos educativos, sempre a partir de casa ou de outro local que não a escola. É uma sala de aula virtual.

O objetivo é ajudar os educadores a aproveitarem todas as potencialidades da Internet, personalizando um pouco mais a sua sala de aula, neste caso virtual.

SEGUIR O LINK

Tags: plataformas, redes, partilha