ESCOLHAS EM AÇÃO

Últimas Notícias

  • Dia Internacional das Pessoas Ciganas - ACM lança novo Programa de debate entre mulheres ciganas

    10-04-2019
    O ACM irá lançar um novo Programa dedicado ao debate entre mulheres ciganas. A iniciativa, intitulada Círculos de Fala de Mulheres Ciganas, foi anunciada esta segunda-feira, dia 8 de abril, na cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, realçando que “É preciso dar a voz às mulheres ciganas – são elas que fazem a mudança!”.
  • Governo lança a campanha “Não corte o Futuro!” nos aeroportos nacionais

    05-04-2019
    “Não corte o futuro!” é o mote da campanha lançada esta sexta-feira, dia 5 de abril, nos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto, com o objetivo de alertar para as consequências da mutilação genital feminina (MGF) no bem-estar de meninas e mulheres, entre as quais se incluem graves repercussões ao nível da saúde física e psicológica. Esta campanha dá continuidade ao trabalho do Governo com organizações e profissionais para a erradicação da MGF. A prevenção e combate às práticas tradicionais nefastas, nomeadamente a MGF e os casamentos infantis, precoces e forçados é um dos objetivos estratégicos do Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica, que integra a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual.
  • Comemorações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas

    04-04-2019
    A assinatura dos protocolos da III edição do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano (PAAC) 2019 e a estreia da Etnoficção “Entre os Montes”, produzida no âmbito do PAAC 2018, assinalam este ano o Dia Internacional das Pessoas Ciganas, numa cerimónia que irá contar com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. Veja o Programa e inscreva-se aqui
  • Situação da Igualdade e Não Discriminação Racial e Étnica - CICDR apresenta Relatório Anual de 2018

    02-04-2019
    Conheça o Relatório Anual 2018 sobre a situação da Igualdade e Não Discriminação Racial e Étnica.
  • Bolsas de Estudo para pessoas refugiadas - candidaturas abertas até 26 de abril

    01-04-2019
    No âmbito do Protocolo de Cooperação entre o ACM e a Associação Plataforma Global para Estudantes Sírios (APGES), abre esta segunda-feira, dia 1 de abril de 2019, o concurso para a atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior para pessoas refugiadas em Portugal. O período de candidaturas prossegue até às 19 horas do dia 26 de abril, Este concurso destina-se a apoiar jovens detentores/as do estatuto de refugiado/a, que gozem do direito de proteção internacional ou que tenham sido acolhidos/as em Portugal ao abrigo de programas de recolocação, reinstalação ou por razões humanitárias, que pretendam prosseguir os seus estudos superiores em qualquer área do conhecimento ou, secundariamente, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor/a, desde que reúnam condições habilitacionais necessárias ao ingresso no ciclo de estudos a que se candidatem. Consulte os documentos de candidatura e inscreva-se.
  • 7.ª Geração Programa Escolhas - Projetos reunidos em Seminário inicial

    29-03-2019
    A equipa central do Programa Escolhas, do ACM, concluiu, nesta quinta-feira, dia 28 de março, o Seminário inicial que marca o início da intervenção dos projetos protagonistas da 7.ª geração escolhas. Dois dias intensos de trabalho e de dinâmicas de grupo, em que as equipas dos projetos E7G conheceram a equipa central do Programa Escolhas, bem como o trabalho do ACM e deste programa dedicado à inclusão social de crianças e jovens.
  • 3ª Edição OPRE - Candidaturas abertas até dia 12 de abril

    27-03-2019
    O período de candidaturas à 3ª Edição do Programa Operacional de Promoção da Educação – OPRE abre esta quarta-feira, dia 27 de março, prolongando-se até 12 de abril de 2019. Promovido em parceria pelo ACM, através do Programa Escolhas, e pela Associação Letras Nómadas, esta iniciativa dirige-se a estudantes das comunidades ciganas que se encontram a frequentar o ensino superior, tendo em vista atenuar as barreiras existentes entre estas comunidades e o sistema de ensino formal, bem como evitar o abandono precoce neste ciclo de estudos. A este programa, podem aceder estudantes provenientes de comunidades ciganas, residentes no território nacional e que estejam matriculados/as num estabelecimento de ensino superior, enquanto alunos/as do ciclo de licenciatura, mestrado, cursos técnicos superiores profissionais ou inscritos num mínimo de três Unidades Curriculares Isoladas, com aproveitamento em, pelo menos, metade das disciplinas/unidades curriculares do ano curricular antecedente.
  • Alimentos por Moçambique - ACM associa-se a Campanha de Solidariedade

    27-03-2019
    Face à tragédia que assolou Moçambique na sequência do ciclone Idai, o Sport Lisboa e Benfica estão a promover uma Campanha de Solidariedade, em que apelam a uma ampla mobilização nacional em prol da recolha e envio de alimentos enlatados para fazer face às necessidades de ajuda humanitária. Saiba aqui como participar
  • Espetáculo de Teatro “Engolir Sapos” - Agitana-te E7G em debate reflexivo

    26-03-2019
    O projeto Agitana-te E7G assistiu este sábado, dia 23 de março, à peça “Engolir Sapos”, da Associação Cultural "Amarelo Silvestre". Com Direção Artística assegurada por Fernando Giestas e Rafaela Santos, esta peça pretende ser “uma reflexão artística, em forma de espetáculo de teatro para famílias, sobre preconceitos e sapos de loiça”. Após a peça, espetadores, atores e encenadores reuniram-se num debate reflexivo em que também participaram elementos de etnia cigana do concelho de Ovar. Para a Amarelo Silvestre, este momento representa "mais um passo dado na luta contra o preconceito em relação às minorias étnicas e que colocou todos a refletir sobre os seus próprios “sapos de loiça”".
  • 7.ª Geração do Programa Escolhas - 103 projetos assinam protocolos para o biénio 2019-2010

    22-03-2019
    A Cerimónia de Assinatura dos Protocolos da 7.ª Geração do Programa Escolhas, do ACM, decorreu esta quinta-feira, dia 21 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, em presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. O Evento, que reuniu as equipas dos 103 projetos aprovados para a 7.ªGeração Escolhas, contou ainda com a presença do Alto-comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, e da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes.

FACEBOOK