Prevenção e combate ao discurso de ódio online

26-11-2018

O Programa Escolhas dinamizou uma formação intensiva “Alternativas”, no âmbito da prevenção e combate ao discurso de ódio online e educação para os Direitos Humanos. Destinado a técnicos/as dos projetos Escolhas, a formação decorreu a 22 e 23 de novembro, nas sedes regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., do Porto e de Lisboa, respetivamente.

Esta formação, que contou com 38 participantes, surge na senda da campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio, a primeira do Conselho da Europa a decorrer exclusivamente online, lançada em 2013 e já presente em 45 países. Em Portugal, o trabalho tem sido desenvolvido por um grupo alargado de entidades e associações juvenis reunidas num comité nacional coordenado pelo IPDJ, I.P. Como principais linhas de ação, esta campanha pretende promover a celebração dos Dias Europeus de Ação e abordando temáticas específicas, tais como: discurso de ódio sexista, racismo, apoio a pessoas refugiadas, solidariedade com as vítimas de crimes de ódio, islamofobia e intolerância religiosa, antissemitismo, homofobia, entre outros.

Como ferramenta de trabalho foi lançado o manual “Referências”, versão portuguesa de “We Can!”, com vista à promoção da literacia digital e mediática, bem como do pensamento crítico e da capacidade de denunciar e de agir. É dirigido a educadores/as, docentes, técnicos/as de juventude, ativistas e outras pessoas envolvidas no setor da juventude e da educação que queiram ser multiplicadores/as para prevenção e combate ao discurso de ódio online.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário