Jovens Escolhas desafiados a reavivar atos de bondade

06-12-2018

O Programa Escolhas lançou, durante o mês de novembro, o desafio aos seus projetos locais, de norte a sul do país, para celebrar o Dia Mundial da Bondade, assinalado por todo o Mundo a 13 de novembro.

Num repto de âmbito digital, direcionado aos Centros de Inclusão Digital, o desafio mensal de novembro propôs que os/as jovens assumissem o papel de “mensageiros/as da bondade” e que fizessem chegar parte do seu conhecimento em tecnologia a quem menos sabe, através de uma ação de sensibilização ou formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) direcionada à população mais envelhecida.

Em Barcelos, seis jovens do projeto Galo@rtis – E6G propuseram-se a encurtar a distância e atenuar a saudade, ao dar a conhecer a um grupo de 20 utentes do Centro Social Abel Varzim a possibilidade de efetuar videochamadas. Do outro lado do ecrã, a ligação estabeleceu contacto com uma ex-colaboradora do Centro de dia, numa “experiência única, muito emocionante e enriquecedora para estes/as jovens que sentiram que mudaram o dia destes utentes”, adianta Alexandrina Saramago, Monitora CID do projeto.

A distância entre os projetos insulares da 6ª Geração foi igualmente reduzida, com a dinamização conjunta da atividade pelos projetos Renascer – E6G e + Esc@up – E6G, de Ponta Delgada (Açores) e Câmara de Lobos (Madeira), respetivamente. Em videoconferência, através das ferramentas disponibilizadas pela rede social Facebook, os/as participantes dos projetos deram a conhecer o mundo digital aos/às mais velhos/as, alertando simultaneamente para os perigos da vivência online.

Promovendo também o contacto intergeracional, os/as jovens do projeto Quero Ser Mais – E6G, da Covilhã, organizaram uma ação com enfoque nos princípios básicos das TIC, a apresentação das redes sociais mais importantes e a promoção da cibersegurança, dirigida a perto de meia centena de utentes do Centro de Convívio e Apoio à 3ª Idade do Tortosendo.

Também no Fundão, a atividade juntou a Academia Sénior e o projeto Matriz – E6G, onde os/as jovens falaram sobre as potencialidades e utilidade da Internet no mundo atual, assim como apresentaram as principais redes sociais, difundindo algumas estratégias para uma correta e segura utilização destas.

Celebrado pela primeira vez em Tóquio, no ano de 1998, o Dia Mundial da Bondade surgiu na sequência da primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement), cujo único objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário