Tradição do Dia dos Bolinhos mantém-se no Projecto Novos Rumos II

20-11-2008

Como vem sendo hábito nos últimos dois anos o Projecto Novos Rumos II (Santiago da Guarda) comemora o dia de Todos-os-Santos, convidando os jovens para confeccionarem o "Bolinho" (merendeiras doces). Desta forma, 11 jovens que frequentam o Espaço Jovem do projecto participaram na realização deste "Bolinho".


Jovens colocam as "mãos na massa"

A realização desta actividade decorreu em dois espaços distintos: primeiro os jovens descascaram a abóbora e cozeram-na na sede do projecto. Depois deslocaram-se à habitação de uma voluntária (D. Conceição), que se disponibilizou para ajudar a confeccionar o bolinho, cedendo também o seu forno a lenha.

Foi uma tarde muito animada e produtiva, reflectindo-se no empenho de todos os jovens em meterem as mãos na massa! No final, enquanto o preparado ficou a levedar, os jovens ajudaram a recolher a lenha necessária para aquecer o forno. A última parte consistiu em colocar os bolinhos no forno, onde cozeram durante 20 minutos. Depois, todos tiveram a oportunidade de provar o "manjar dos deuses" e ainda puderam levar para casa (no saco que tinha sido previamente decorado no Ateliê de Artes Plásticas).

Esta actividade foi muito importante uma vez que permitiu sensibilizar para as tradições culturais da nossa região, bem como aprender a receita dos bolinhos e a manusear com um forno a lenha.

O resultado foi magnífico e delicioso como podem observar através das fotos!

O projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário