Semana das Profissões

21-04-2006

De 6 a 10 de Março, o Projecto "Intervir para Integrar" (Lisboa) realizou, nas Escolas EB 2, 3 Pintor Almada Negreiros e EB 2, 3 D. José I, a Semana das Profissões.

"Num trabalho de articulação entre ISU, as escolas, os SPO´s e os alunos do 9º ano de ambas as escolas, foi possível mobilizar e motivar a comunidade escolar das 2 EB 2/3 em que neste momento o projecto intervém.

Durante estes dias os alunos usufruíram de um leque variadíssimo de actividades, desde palestras sobre diversas profissões, tais como, maquilhagem, polícia, animadores socioculturais, informática, empresários, a visitas ao Cenfim, à Força Área, à Academia de Estágios de Alcochete, ao Chapitô e ao Cepra.

A diversidade de profissões e de visitas efectuadas foram recebidas pelos alunos de forma extremamente positiva. A avaliação do impacto da actividade é bastante positiva, não apenas pelos alunos mas também pelos professores e conselho executivo. De referir que esta actividade não tinha sido realizada em anos anteriores devido à descrença dos técnicos do SPO sobre a possibilidade de motivar os jovens e de conseguir gerir os seus comportamentos. Neste sentido é necessário explicar que a semana correu muito acima das expectativas, inclusive foi possível integrar nas visitas grupos de alunos das 2 escolas tidas como rivais em que o seu comportamento foi excepcional.

Este evento teve como principal objectivo promover, junto dos jovens do 9º ano, o reconhecimento de várias profissões e as possíveis saídas profissionais existentes na sociedade de hoje em dia.

Foi uma semana bastante dinâmica e o balanço efectuado pela equipa do ISU bem como pelas escolas foi muito positivo. Em consonância com as escolas, o ISU considera que a actividade é extremamente importante, motivante e para repetir."

Luís Serra, Coordenador do Projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário