Projecto Raízes comemora o Dia da Árvore

18-04-2006

Em Março, o Projecto Raízes celebrou o dia da árvore na Serra da Carregueira. Os mais pequeninos fizeram o passeio durante a manhã e os jovens, à tarde.

Esta iniciativa, que envolveu 37 crianças e jovens, foi acompanhada pelos técnicos do Projecto e pela equipa de ambiente da Associação Olho Vivo. Foi uma acção de sensibilização para a importância da preservação da natureza através da dinamização de actividades lúdico-pedagógicas.

Seguem testemunhos de alguns jovens:

"No dia 21 de Março, fomos passear à Serra da Carregueira.

Saímos da escola às 9h30m no autocarro da Junta, com as nossas educadoras e os senhores do Olho Vivo.

Quando chegamos à Serra, passamos por uma estrada com muitos carros, no entanto, andámos sempre em fila indiana atrás do professor Filipe.

Fizemos muitas coisas: primeiro, formamos patrulhas de cinco ou seis meninos para encontrar quatro folhas diferentes e não podíamos arrancas flores nem folhas, só podíamos apanhar as que estavam caídas no chão, porque temos que tomar conta da Natureza; segundo, vimos borboletas, uma águia, uma ribeira e os girinos a nadar numa poça.

Depois atravessamos uma ponte para ir ver uma mina, que antigamente levava ao Aqueduto, e no caminho passamos por cima dum tronco, mas ninguém caiu.

Fomos ainda a uma gruta, onde havia picos. O professor sabia muitas coisas, e disse-nos que eram estalactites.

Pegamos no papel e nos lápis de cera para fazermos desenhos, texturas das folhas, das árvores e das pedras.

E como era dia da árvore, plantámos duas árvores.

No fim do passeio, estávamos todos sujos, mas foi muito divertido."

Texto elaborado pelas crianças do (Com)Vivências

"No dia 21 de Março, dia da árvore, fomos à Serra da Carregueira. O passeio foi muito bom, fizemos muitas coisas como plantar árvores, chamadas carvalhos, fizemos jogos de tirar fotografias em que cada um de nós fazia de fotógrafo e outro de máquina fotográfica, registámos os sons que ouvíamos e à vinda para o Ciber, quase que apanhamos os gambozinos.O que eu mais gostei foi da parte onde eu cai à água, e de fazer corridas de barcos de casca de árvore."

Texto escrito por Nuno, 10 anos, participante do CiberEspaço Jovem

"Em Março, fomos com o CiberEspaço Jovem à Serra da Carregueira, para festejarmos o dia da árvore. A parte que mais gostei foi quando o meu colega caiu na água, mas também gostei muito de fazer corridas de barcos, de plantar carvalhos, de procurar o tesouro, de ouvir o rio e os pássaros a cantar, gostei também de ver as cabras e as ovelhas."

Texto de Bubacar, 11 anos, participante do CiberEspaço Jovem

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário