Acções de Informação do Geração Activa

12-04-2006

No passado mês de Março, o Projecto Geração Activa dinamizou Acções de Informação e Sensibilização em escolas do Concelho de São Brás de Alportel. No dia 8, o tema abordado foi Técnicas de Procura de Emprego e Empreendedorismo, na Escola Secundária José Belchior Viegas. Já o dia 9 de Março foi dedicado à temática Alimentação Saudável, na Escola Básica 2/3 Poeta Bernardo Passos.

"A sessão sobre Técnicas de Procura de Emprego e Empreendedorismo teve uma duração de 2 horas e realizou-se no auditório da escola. Contámos com a participação de 37 alunos de turmas CEF (Cursos de Educação e Formação), quatro docentes e três técnicas do projecto Geração Activa. Quanto aos dinamizadores da sessão, contámos com a presença do IEFP de Faro, representado pelo Dr. António Palma (Director do IEFP de Faro) e com a Dra. Sandra Nunes que nos informou sobre as várias Técnicas de Procura de Emprego. Cada aluno recebeu um guia prático, intitulado "Como Procurar Emprego".

A segunda parte da sessão, submetida à temática do Empreendedorismo, foi dinamizada pela Dra. Fúlvia Almeida. Como forma de assinalar o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi-nos apresentado um caso de grande inovação e de sucesso no feminino. A Dra. Fúlvia apresentou aos alunos a sua empresa e o seu produto (que conta com mais um sócio), nos vários formatos existentes: (Guia Regional de Casamento, o CD informativo, e o site: www.guiaharmonia.net), dando, assim, o seu testemunho pessoal na criação do auto-emprego. Cada aluno recebeu um guia para consultar posteriormente.

No final da sessão os alunos preencheram uma ficha individual de avaliação da sessão. A equipa do projecto verificou que a avaliação dos alunos foi bastante positiva, tendo os alunos atribuído a pontuação de 4.5 à sessão (sendo que 0 seria a pontuação mínima e 5 a pontuação máxima).

A acção Alimentação Saudável foi dirigida para a turma do 5º E, cujo projecto escolar é desenvolvido na área da alimentação saudável. Por outro lado, os alunos têm vindo a solicitar ao Conselho Executivo a realização de uma acção de informação sobre esta temática. Participaram 21 alunos, dois docentes e uma técnica do projecto Geração Activa.

Contámos ainda com a presença da dinamizadora da sessão, a Dra. Ana Brás, Nutricionista e Engenheira Alimentar, que veio transmitir a importância de uma alimentação saudável, principalmente na fase de crescimento, utilizando técnicas bastante diversificadas e dinâmicas, que permitiram uma grande interacção com os participantes.

Os alunos mostraram-se muito interessados e manifestaram-se bastante participativos, tendo pedido à dinamizadora da sessão, os seus diapositivos, a fim de não "perderem informações".

Foram ainda distribuídos, por todos os alunos, folhetos com a roda dos alimentos e algumas recomendações importantes."

Filipa Capelo (Equipa Técnica do Projecto)

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário