Projeto Projectar Lideranças foi um dos vencedores dos prémios “Prémios Mais & Melhor Voluntariado”, promovidos pela Câmara Municipal de Loures
O objetivo do prémio foi distinguir as boas práticas de voluntariado de instituições e associações do concelho.
O Projectar Lideranças, promovido pelo Agrupamento de Escolas da Apelação candidatou-se com a actividade de Voluntariado EXPLICARTE (explicações + arte), a qual já decorre na escola desde o ano lectivo 2007/2008.
O sucesso desta actividade conta com o apoio de todos os parceiros do consórcio e com o apoio de um parceiro que não faz parte do consórcio mas que é responsável, em conjunto com o projecto, pelo acompanhamento e gestão dos voluntários, o ISU (Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária).
A atividade ganhou o prémio “Melhor Projecto Local de Voluntariado Implementado”.
Este prémio consistiu num reconhecimento público da importância deste tipo de iniciativas e na atribuição de um prémio no valor de 3500€ destinado às actividades desenvolvidas pelos e com os voluntários e com os jovens explicandos.
Uma breve introdução à filosofia EXPLICARTE...
Esta actividade está enquadrada no Agrupamento de Escolas da Apelação, o qual tem na base da sua actuação três conceitos chave: Abertura, Inclusão e Formação.
Com o EXPLICARTE pretende-se combater o insucesso escolar através das explicações, num clima de abertura, flexibilidade e companheirismo entre os dois principais intervenientes desta acção: os alunos (do 5º ao 9º ano de escolaridade) e os próprios voluntários. No que diz respeito aos alunos que recebem o apoio dos voluntários os resultados têm sido bastante positivos quer ao nível da evolução positiva dos resultados escolares quer ao nível da satisfação dos próprios com a actividade.
A proposta que é feita aos voluntários/as é assumirem a missão de estabelecerem laços com os jovens, de mostrarem que a Escola pode ser um local onde aprender não significa apenas saber as matérias, mas é também um local onde é possível sonhar e ter alguém que nos apoia a concretizar esses sonhos.
Aqui os/as voluntários/as têm um papel muito importante uma vez que a figura do/a voluntário/a pretende funcionar como um modelo positivo para os jovens. Para que isso seja possível os explicadores-voluntários/as não devem funcionar somente como explicadores, em primeiro lugar é dado espaço para a criação de laços de amizade e só depois vem a preocupação com o estudo e o apoio nos trabalho de casa.
Assim, os/as
voluntários/as passam por um processo transformacional através do
estabelecimento de uma relação privilegiada com os jovens
explicandos, apoiando-os na concretização de pequenos passos com
vista a quebrarem o ciclo de insucesso escolar, que tende a
comprometer a inclusão social e profissional futura destes
jovens.
O coordenador do grupo de voluntários e dinamizador comunitário do projecto, António Nascimento, esteve presente no dia 6 de Dezembro na cerimónia de entrega dos prémios no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, em Loures, onde reconheceu a importância do prémio: “O facto de termos ganho este prémio significa, sem dúvida, mais responsabilidades (...) Contudo, iríamos sempre continuar com este projecto, com prémio ou sem prémio, porque é algo que nos dá prazer fazer. Ser voluntário mudou a minha vida, e o meu objectivo é continuar a trazer mais pessoas para esta causa”.
Comentários
Ainda não há comentários. Insere o teu comentário