Nossa Senhora de Boa Viagem simboliza a VI Festa Comunitária e Multicultural

02-10-2008

A Associação Luso Cabo-verdiana de Sintra realizou no fim-de-semana de 13 e 14 de Setembro a VI Festa Comunitária e Multicultural, simbolizada com a imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem, abençoada na Igreja de Algueirão Mem Martins, cumprindo um desejo antigo da comunidade cabo-verdiana de Sintra.


A imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem

O evento, que iniciou em 2003 através da iniciativa das mulheres do grupo de batuque, "Djunta Mô - Sintra", constituiu desde sempre um sonho para as mesmas: aliar o acontecimento a uma figura religiosa que as protegesse, tendo conseguido este ano, com a aquisição da imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem, santa que no evento do ano anterior foi eleita como protectora dos imigrantes.

A figura da santa foi abençoada na Igreja de Algueirão Mem Martins, na habitual missa dedicada ao evento, testemunhada por oito casais de juízes, vestidos a rigor, e pelos amigos e familiares que nesse dia os acompanharam.

Integrado no Ano Europeu do Dialogo Intercultural, este evento contou com a presença de grupos de jovens polacos e ingleses, que se encontravam em Portugal em Intercâmbio internacional patrocinado pelo Programa Europeu da Juventude em Acção.

Esta participação permitiu uma grande interacção cultural e comunitária, possibilitando aos participantes o conhecimento sobre as vivências da comunidade cabo-verdiana em Portugal.

No bairro da Serra das Minas, sede da Associação, local onde o evento acontece desde 2003, realizou-se uma mini procissão com a imagem da santa transportada pelos juízes acompanhados pelas batucadeiras, seguido de um desfile com a participação dos dançarinos do intercâmbio e da população local, ao som do tambor do "Colá Sam Djom", um grupo do Moinho da Juventude.

Seguiu-se o habitual almoço oferecido pelos juízes, anfitriões da festa e a animação cultural, que este ano teve maior diversidade dado a participação internacional.

Realizado em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, este evento contou com o apoio da Junta de Freguesia de Rio de Mouro e da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins.

Projecto Escolhas Saudáveis (Sintra)

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário